Caminho fixo para o banco de dados
Last updated
Last updated
Quando um projeto é gerado, o Gvinci cria um arquivo chamado web.config e o armazena dentro da pasta Projeto, que, junto à pasta Components, é criada no momento da geração do projeto. Para mais detalhes sobre como definir a pasta da solução, clique aqui.
O arquivo web.config é criado em formato XML e contém as configurações gerais para conexão Web.
Toda vez que a aplicação for gerada, será necessário confirmar a String de conexão para o banco de dados.
A string padrão é:
Server=.\gvinci;Database=Banco;User ID=sa;Password=gvinci;Trusted_Connection=false
Esta String de conexão já vem inserida quando uma nova solução é criada. O usuário "sa" (System Administrator), a senha "gvinci" e o tipo de autenticação pelo banco "Trusted_Connection=false" são configurações inseridas durante a instalação do SQL server, na instalação do Gvinci.
Ao desmarcar a opção "Editar string de conexão" no painel Banco de dados, o campo usado para edição "Connection String" é desativado e ao mesmo tempo, o botão "Configurar banco" é habilitado. Isso faz com que o caminho para o banco de dados seja armazenado no arquivo Web.config e não será mais necessário que o usuário indique a localização do banco.
Ao clicar no botão "Configurar banco", a tela de configuração é aberta. O campo "Servidor" pode ser preenchido com o nome do servidor e a instância que já deverão ter sido definidos na instalação do SQL Server. Para detalhes, clique aqui.
A tela de configuração de banco de dados exibida abaixo mostra o campo Servidor preenchido com o servidor local ( . ) e a instância padrão "gvinci".
Já definidos durante a instalação do SQL Server, foram configurados o usuário "sa" e a senha "gvinci".
A string padrão é:
Server=.\gvinci;Database=Banco;User ID=sa;Password=gvinci;Trusted_Connection=false
Server: Indica o servidor de banco de dados. Na string acima, é o servidor local representado por um ponto ( . ).
Database: Define o nome do banco de dados que será criado ou aberto.
Trusted Connection= False: Indica o uso da "autenticação pelo banco".
Observe na string que a opção Trusted Connection está com o valor "false", ou seja, não usará autenticação do windows e sim a conexão do banco.